O perfil dos apóstolos

13/07/2015 14:45

Veremos a seguir uma síntese da vida dos dozes discipulos de Yeshua, contendo, suas cidades, localidades de origens, profissão que exerciam antes de serem    escolhidos por Yehushua, pontos de suas personalidades, alguns fatos de seus ministérios e, como se deu a morte de cada um. A formação apresentada da ordem dos nomes dos discipulos, é a que encontramos em Mateus, capitulo dez, do verso um ao quatro.

1- Simão Pedro : nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão, escreveu as apistolas que levam seu nome. Pedro não era um semi analfabeto como muitos dizem, como todo o judeu foi educado , ensinado através do estudo da torah. Outro fator de grande importancia  é que ele não era pobre, naquela epoca quem tinha um barco como o de Simão Pedro , era uma pessoa prospera , ele era um empresario do meio pesqueiro, tanto que ele partiu para o ministerio e deixou sua mulher e filha , bem financeiramente, não esquecer que Yeshua curou a sogra de Pedro da febre, e a tradição diz que sua filha se chamava Pedrolina.

Obs : há no museu de Yehushalaym um barco descoberto pela arqueologia , que pertencem ao periodo em que Pedro viveu, este barco é enorme, só uma pessoa rica poderia ter. Pedro tinha um destes barcos, isto podemos perceber lendo as Escrituras Sagradas, quando relatam da grande pescaria.

Simão era sanguinio, impulsivo, amoroso, explosivo e entendia no inicio com dificuldade os ensinamentos de Yeshua , devido ao seu nivel espiritual; morreu segundo a tradição em Roma , crucificado de cabeça para baixo, pois se consideou indgno em morrer do mesmo modo do Senhor Yashua.

Não pensem os irmãos , que naquele periodo é como hoje, que vem em nossa mente um pobre pescador com sua rede e barquinho, é totalmente o contrario, se fosse hoje , Pedro seria um grande magnata do ramo pesqueiro.

2- André : também era de Betsaida, ele era socio de seu irmão Simão Pedro na indústria da pesca; Foi um homem zeloso, sincero e dedicado em sua tarefa de apóstolo , foi quem apresentou Pedro à Yeshua. Um dos primeiros discìpulos e também o primeiro evangelista no estrangeiro, faleceu martirizado na Acássia, onde pregou. Foi também crucificado, em uma cruz em forma de X . 

3- Tiago : era de Betsaida, onde trabalhava com a pesca; tinha personalidade forte e ambiciosa, foi um dos mais intimos discípulos de Yehushua. Pregou na Judéia, tornou - se o primeiro mártir entre os apóstolos, morrendo pela espada , por ordem de Herodes Agripa I.

4- João : também era de Betsaida e trabalhava com seu irmão Tiago na pesca , a principio era de espirito exaltado e indisciplinado, fazia parte do roldos discípulos mais chegados do mestreYeshua. Trabalhou pregando em Yehushalaym, escreveu o evangelho e as epístolas que levam seu nome, e provavelmente o apocalipse. Terminou seu ministerio em Éfeso e Ásia Menor, faleceu de morte natural, aos cem anos , foi o unico que não sofru martirio.

Obs : a uma tradição que diz que ele foi jogado em um caldeirão de oleo fervende e por milagre não sofreu nada , indo depois para a ilha de Patmos onde morreu. Contudo isto não passa de conjecturas.

5- Felipe : nascido em Betsaida, provavelmente exercia a profissão de pescador; possuía uma personalidade tímida e inicialmente um pouco incrédulo. Teve um brilhante ministério na Ásia Menor, trabalhou também na Frígia; foi sepultado em Hierápoles, desconhece - se , porém, o motivo de sua morte, provavelmente foi um mártir.

6- Bartolomeu ou Natanael : era de Cána da Galileia, sua profissão é desconhecida; Foi uma pessoa em quem não se via dolo, fraude, era honesto ( João 1 : 47 ), acredita - se que tenha exercido o seu chamado apostolico na Índia e na grande Armênia; De acordo com o martirológio romano, ele foi esfolado vivo pelos bárbaros e recebeu o golpe de misericórdia através da decapitação.

7- Tomé : um dos dicipulos, mais incompreendido no meio cristão.Todos só se lembram do episodio em que ele disse que creria só se tocasse nas feridas de Yeshua, e a repreenção do Senhor. Um unico momento de fraqueza e ficou marcado pelo resta da vida pelos cristão como o apostolo da incredulidade.

Contudo, qual o verdadeiro caracter de Tomé, como as Escrituras Sagradas o relatam.

 João 11 ; 16 - " Então, Tomé, chamado Dídimo, disse aos condiscipulos: Vamos também nós para morrermos com Ele. No original esta expresão significa ou reflete a devoção leal  e ao mesmo tempo disposição de morrer, ele realmente estava disposto naquele momento morrer pelo Senhor, enquanto que os outros discipulos estavam com medo e receosos de irem até Betania para ressuscitar Lazaro, porisso usaram de desculpa se está dormindo está tudo bem , não há necessidade de ir até lá e correr o risco de serem apedrejados.

Tomé realmente amava de todo o seu coração a Yeshua, toda sua esperança estava depositada no Senhor, quando o Senhor morreu na cruz, ele se sentiu traído e frustrado, desiludido. Ao receber a noticia da ressureição teve medo de ter outra decepção, seu coração não iria aquentar, e quantos de nós muitas vezes nos sentimos assim, feridos e desiludidos e fechamos nosso coração, para evitarmos outra decepção. Tomé como todos os discipulos era humano e sujeito a falhas, não se esquecer de Pedro, que negou o Senhor e ainda praguejou ,ou seja disse um palavrão.Do mesmo modo que Tomé , ele também foi uma vez repreendido.

Tomé foi o primeiro apostolo a sair de Yehushalaym e anunciar o evangelho entre os gentios, ele trabalhou pregando a salvação em Yeshua na Síria, na Pártia e na Índia; Tomé era originário da Galileia, onde era pescador por profissão, era um individuo determinado, honesto e fiel.

Com relação a sua morte há duas versões, uma diz que foi traspassado por uma flecha enquanto orava, pelos povos barbaros que estava pregando as boas novas da salvação. Outra versão diz que Tomé foi torturado próximo de Madras, até sucumbir as horas de tortura.

Este é o verdadeiro Tomé, e não aquele que teve um pequeno deslize como qualquer ser humano.

8- Mateus ou Levi : era de Cafarnaum, onde trabalhava como cobrador de impostos ( publicano ), e como todos os politicos que vivem nas costas do povo, cobrando altos impostos para manter sua vida de luxo , assim era os cobradores de impostos naquela epoca, em outras palavras não mudou nada só piorou. A frase do tiririca que disse: " Pior do que está, não fica. " ele se enganou ficou mil vezes pior, do que estava.

Retornando ao caso de Mateus por ser publicano era desprezado, rejeitado pela população; contudo com todos oa suas falhas, era um homem humilde. podemos observar isto quando seu nome aparece na lista dos apostolos após Tomé ( Mt 10 : 3 ), em outras listas aparece antes de Tomé.

O fato de ter abandonado a sua lucrativa profissão de cobrador ( publicano ) de imposto do governo romano, também demonstrava sua conversão e desejo de mudança de vida, deixar toda corrupção do governo, e viver de acordo com os principios de Yeshua e a Torah.

Escreveu o evangelho que leva seu nome, ao que se presume trabalhou em prol do evangelho na Judéia, no Egito, na Etiópia e na Pártia juntamente com Tomé. A igreja ocidental o alista entre os mártires, embora não se sabe como foi sua morte nas mãos dos incredulos.

9- Tiago, de Alfeu : originario da Galiléia, sua profissão é desconhecida; Era o mais jovens dos apóstolos, teve o ministerio mais curto entre os apóstolos, pregou somente em Israel, pois foi morto por ordem do rei Herodes, teve a mesma punição de João Batista.

10- Judas, o Tadeu ou Lebeu : nascido na Galiléia, a sua profissão também é desconhecida; Era bastante temeroso , contudo foi um dos herois da fé messianica, pregou em Edessa na Siria, na Arábia e na Mesopotâmia, morreu martirizado na Pérsia.

11- Simão, o zelote ( cananita ) : originário da Galiléia , a sua profissão também está entre as desconhecidas; Era uma pessoa zelosa e cuidadosa em sua vida e ministerio; pregou o evandelho na Pérsia, morreu crucificado.

12- Judas Iscariotes :  nasceu  na região da Judeia, provavelmente em Queriote-Hesrom; sua profissão é desconhecida. Era um individuo com ambições politicas, crendo que Yeshua iria estabelecer seu governo em Israel , no gual ele teria uma posição. Expressava uma falsa aparência de solidariedade, como na ocasião que repreendeu a mulher que ungiu os pés do Senhor Yeshua, dizendo que era melhor vender o perfume e distribuir  entre todos, Judas era o tipico socialista comunista, com seu pseudo discurso de igualdade social, mas na realidade só pensa em si mesmo, são egoistas , verdadeiros hipocritas, com seus mentirosos discursos de igualdade , contudo enquanto o povo a cada dia fica na penuria e miseria , estes comunistas vivem comendo caviar, usufluindo do melhor do capitalismo, Assim também era Judas Iscariotes, o segundo comunista da historia , o primeiro a pregar esta falacia comunista, foi o proprio criador do conceito defendido pelo seu maior discipulo da era moderna ,Kal Marx, seu nome é Lúcifer, Satanas , que se rebelou contra o Eterno, e levou consigo um terços dos anjos,estes anjos foram enganados , iludidos pelo discurso de que todos são iguais, este mesmo discuro foi usado por Coré e Abirão,estudem esta passagem biblica e poderão perceber o mesmo tom  das pregações usados no decorrer da historia pelos adeptos de falsa ideologia  comunista. O fim de todo o comunista será o mesmo que ocorreu com Judas , Coré e abirão,serão lançados no inferno. O lugar preparado para o diabo e seu seguidores; Judas teve a oportunidade de mudar de discurso, contudo preferiu as mentiras do diabo e seu conceito falso de socialismo.

 

 
 

—————

Voltar